[PYTHON]Porque aprender a programar?, Material necessário, Porquê Python

NeeD

Membro
Registrado
Setembro 24, 2017
Mensagens
12
Pontos de reações
13
Idade
25
Capítulo 0


Porque aprender a programar?
A razão fundamental, que nos motivou a produzir este tutorial, é uma só: programar é divertido. É claro que nem todo mundo vai concordar com isso, assim como muita gente não acha graça nenhuma em jogar xadrez ou explorar cavernas. Ao contrário do xadrez e da espeleologia, a programação também é uma habilidade que tem forte demanda no mercado de trabalho.

Mas a dura realidade é que somente com centenas ou milhares de horas de experiência programando é que você estará apto a incluir essa disciplina em seu currículo e se dar bem em uma entrevista de emprego. Portanto nosso objetivo aqui é bem mais modesto do que transformar você em um programador profissional. O que estamos te oferecendo é uma introdução suave a esse tópico fascinante. Ao final, esperamos que você descubra se tem a vocação e a motivação necessárias para criar softwares, como hobby ou profissão.


>>>
Aqui nós instruímos o interpretador a fazer os seguintes passos:

- para cada item sucessivo da lista:

  • - associe o nome p ao item da vez - exiba o valor de p * d
Agora digamos que você tem discos com valores de 4 a 15 dólares. Você poderia digitar a lista de novo, mas a coisa começa a ficar repetitiva novamente. Há uma forma melhor. A linguagem Python possui uma palavra chamada "range" que serve para gerar faixas de números. Vamos usar essa palavra. Digite:


>>> range
<built-in function range>
>>>
Quando você digita o nome de uma função sem fornecer dados, Python limita-se a dizer a que se refere o nome. Nesse caso: "built-in function range", ou função embutida range. Isso quer dizer que a palavra range é o nome de uma função, um tipo de comando que produz resultados a partir de dados fornecidos. E trata-se ainda de uma função embutida, ou seja, incluída no próprio interpretador (a maioria das funções da linguagem Python não são embutidas, mas fazem parte de módulos que o programador precisa chamar explicitamente; isso será explicado depois).

Acabamos de dizer que uma função "produz resultados a partir de dados fornecidos", então vamos fornecer algum dado para ver que resultados a função range produz. Digite "range(5)" e veja o que acontece:


>>> range(5)
[0, 1, 2, 3, 4]
>>>
Quando apenas um dado N é fornecido, range gera uma lista de N números, de zero até N-1. É um comportamento um pouco estranho, mas útil em programação (o primeiro item de uma série, na maioria das linguagens, é o item número zero; isso será discutido mais profundamente quando aprendermos mais sobre listas).

Agora digamos que eu queira uma sequência a partir de 2, e não zero. Digite:


>>> range(2,5)
[2, 3, 4]
>>>
Agora para obter a lista de valores de discos podemos digitar:


>>> range(4,16)
[4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15]
>>>
E usando o comando for, calcular de uma só vez todos os valores convertidos:


>>> for p in range(4,16): print p * d
6.44
8.05
9.66
11.27
12.88
14.49
16.1
17.71
19.32
20.93
22.54
24.15
>>>
Mas o ideal mesmo era ter os valores em dólares e reais lado a lado. Isso é fácil:


>>> for p in range(4,16): print p, p * d
...
4 6.44
5 8.05
6 9.66
7 11.27
8 12.88
9 14.49
10 16.1
11 17.71
12 19.32
13 20.93
14 22.54
15 24.15
>>>
Resumindo o que foi feito até aqui, com apenas duas linhas de código em Python, você pode gerar tabelas de conversão de qualquer tamanho. Experimente:


>>> d = 1.686
>>> for p in range(50,150): print p, p * d
Parabéns, você acaba de construir seu primeiro programa!





Porquê Python
Toda programação de computadores é feita através de uma ou mais linguagens de programação, portanto não é possível aprender a programar sem aprender ao menos uma linguagem de programação. Nossa meta não é mostrar como se programa em uma linguagem específica, mas sim como se programa de uma forma geral. Ou seja, a linguagem para nós será um veículo, e não o destino. Mesmo assim, pensamos bastante antes de escolher uma linguagem para este tutorial, e optamos por Python.

Centenas de linguagens já foram criadas desde que o computador eletrônico foi inventado nos anos 40. Algumas já são línguas mortas. Outras, como C++ e Java, são peças fundamentais no desenvolvimento da economia digital. No entanto, a complexidade dessas duas linguagens nos motivou a descartá-las, e focalizar o universo das chamadas linguagens de "scripting", que são mais simples e se prestam a um estilo de programação exploratória, mais sintonizado com um tutorial como esse.

As três linguagens de scripting mais populares atualmente são !PHP, JavaScript e !VBScript. Todas são utilizadas na construção de web-sitesdinâmicos, mas praticamente não têm aplicação fora desse domínio, e por isso foram descartadas. É que, embora seja nosso objetivo abordar também esse tópico, achamos que é complexo demais para começar, especialmente devido à dificuldade de se diagnosticar erros de programação em páginas dinâmicas.

Escolhemos Python porque é uma linguagem muito versátil, usada não só no desenvolvimento Web mas em muitos outros tipos de aplicação. Python roda nos servidores de mega-sites como Google e YouTube, nos clusters de computação gráfica da Industrial Light & Magic, em laboratórios da NASA e da farmacêutica AstraZeneca, e em games como Civilization IV e EVE-Online. O nome "Python" é uma homenagem ao grupo humorístico inglês Monty Python, adorado por geeks de todo o mundo, mas pela pequena amostra de usuários citados, não é uma linguagem de brinquedo.

Apesar de sua sintaxe simples e clara, Python oferece os seguintes recursos disponíveis também em linguagens mais complicadas como Java e C++:

  • programação orientada a objetos (incluindo herança múltipla, conceito apenas parcialmente presente em Java)
  • exceções, um moderno mecanismo para o tratamento de erros
  • módulos, uma forma inteligente de acessar e organizar código a ser reutilizado
  • coleta de **** automática, sistema que elimina os erros causados pelo acúmulo de dados inúteis na memória do computador (característica presente também em Java, mas não em C++)
  • recursos avançados de manipulação de textos, listas e outras estruturas de dados
  • possibilidade de executar o mesmo programa sem modificações em várias plataformas de hardware e sistemas operacionais (difícil de se conseguir em C++)
Em resumo, Python nos oferece uma sintaxe tão simples quanto PHP ou VBScript, mas é mais versátil do que elas. E permite explorar vários recursos de Java e C++ de uma forma mais acessível. Por esses motivos acreditamos que seja a melhor escolha para quem quer começar a programar hoje.
 

Hoax

Velha Guarda
Ex-Staff
Registrado
Junho 2, 2017
Mensagens
608
Pontos de reações
416
kkkkk
 

Hoax

Velha Guarda
Ex-Staff
Registrado
Junho 2, 2017
Mensagens
608
Pontos de reações
416
Mas é um bom tópico,Parabéns.
 

Membros que estão visualizando este tópico (Total: 1, membros: 0, visitantes: 1)

Topo