Gamificação

NeeD

Membro
Registrado
Setembro 24, 2017
Mensagens
12
Pontos de reações
13
Idade
25
Esse post é mais teorico do que prático. Gostaria de mostrar a vocês o poder da gamificação.
Vou tentar resumir bem e trazer alguns exemplos para facilitar o entendimento.

Oportunidade de negócio

O StackOverflow é uma comunidade de desenvolvedores, onde tiramos dúvidas relacionadas a código, performance, estruturas, erros gerais e específicos. Isso é bem bacana pois qualquer problema que voce tiver relacionado a programação, voce pode ir lá.

Dificuldades

O grande problema em uma comunidade é a duplicidade de informações. Muitos entram em comunidades, nao pesquisam antes e ja sai perguntando. Fora que erro de código é bem complicado, pois apesar de ser a mesma mensagem, o nome das variáveis e funções difere em cada projeto. Então um simples pode "parecer" diferente, mas é a mesma coisa, como no exemplo abaixo:

Empresa 1
Código:
'name' is not defined
Empresa 2
Código:
'minha_variavel' is not defined
Então é necessário criar um padrão. Porém quando você fala de comunidade, sempre vai existir aqueles que querem ajudar a tornar o ambiente legal e funcional, e outros que só estão lá para tirar dúvida.

Outro grande problema, numa comunidade como essa, é saber qual das respostas dadas a uma pergunta é a mais correta, mais performática, e mais simples. Isso se existir uma resposta.

Gamificação

Ai que surge a gamificação! O StackOverflow gamificou a comunidade de uma forma que solucionou boa parte dos problemas. Com uma gamificação você torna o ambiente competitivo e viciante.

Gamificação é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações e comportamentos em ambientes fora do contexto de jogos. - edools.com
Seguindo o nosso exemplo, o StackOverflow criou algumas coisas para resolver seus problemas, uma delas é o UPVOTE e DOWNVOTE. Votar tanto numa PERGUNTA quanto em uma RESPOSTA. Porém, não é qualquer um que entra na plataforma e ja sai votando. Você só pode votar, ou seja, você só pode decidir se o conteúdo é bom ou ruim depois de atingir uma certa pontuação.

Ou seja, voce precisa ter um certo tempo de uso na comunidade, ajudando e comentando para ir liberando privilégios. Um desses privilégios é o up/down vote. Esse privilégio pontua tanto a pergunta quanto a resposta, dessa forma sempre será ordenado nas telas das perguntas a melhor resposta em primeiro lugar.
Além disso, o autor da pergunta pode escolher a resposta correta, que ficara acima de tudo também.

Resultado

Com a vontade de ter muitos pontos e o ranking de usuários, isso desperta uma competição dentro da comunidade. E essa competição vai desde selecionar a melhor resposta, quanto editar perguntas e respostas para tudo ficar mais claro, discutir quais são as melhores formas de julgar uma postagem errada/certa, tornou o StackOverflow referencia numero 1 quando o assunto é ajuda para programadores. Eles alcançaram um sucesso tão grande que a comunidade se tornou StackExchange e agora eles criam diversas comunidades diferenciadas.

Eles criaram uma comunidade chamada Área 51, onde as pessoas criam comunidades e essas comunidades são votadas. Se atingirem um certo numero de pessoas, certo numero de postagens e um certo numero de usuários interagindo, ela se torna uma comunidade oficial. Muito interessante!


Conclusão

Hoje em dia gamificação é essencial em qualquer lugar. Se você quer de alguma forma fazer o teu usuário voltar ao teu site, use gamificação. Os únicos que possuem milhões de visitas e não usam isso é a desgraça do governo, onde nós somos obrigado a entrar no site deles rs. Nesse caso a gente só encontra um Game Over mesmo.. :(

Até!
 

Membros que estão visualizando este tópico (Total: 1, membros: 0, visitantes: 1)

Topo